Submission ou jiu jitsu sem kimono tem a mesma base e os mesmos princípios do jiu jitsu de kimono. Muito útil para os atletas que pretendem aumentar seu condicionamento cardiovascular. No submission é comum ver alunos de faixas diferentes, terem seus jogos equiparados, já que muitas pegadas utilizadas com kimono não podem ser efetuadas. Também é muito útil para que o aluno possa aumentar sua sensibilidade e precisão nos golpes.sub2

sub5O submission se difundiu e ganhou notoriedade a partir da criação do campeonato ADCC em 1998. A idealização do evento foi do Sheik Tahnoon Bin Zayed Al-Nay Nan que é um dos 17 filhos do monarca dos Emirados Árabes Unidos, o sultão Zayed Tahnoon. Após conhecer e treinar jiu jitsu, o Sheik com a ajuda de vários faixas pretas de jiu jitsu e ídolos da arte adaptou o jiu jitsu sem pano às novas regras para que o jiu jitsu pudesse, mais uma vez, mostrar que é a arte marcial mais eficiente do mundo num combate direto de arte contra arte. O jiu jitsu já havia conseguido essa proeza com o UFC, nas mãos de Royce Gracie que derrotou atletas de todas as outras artes.

A partir do primeiro ADCC em 1998 o submission ganhou gosto, se difundiu e se popularizou, sendo atualmente o ADCC conhecido como o Campeonato de maior prestigio de Submission no Mundo.

Na escola Bragantina de Jiu Jitsu, os alunos têm alunas de submission, onde aprimoram suas técnicas juntamente com aulas de jiu jitsu com kimono, promovendo um aumento na sensibilidade técnica e perceptiva.